terça-feira, 1 de julho de 2008

O diário de uma paixão


Olá!
Bem, me deixa abrir uma exceção e falar sobre o filme “O Diário de Uma Paixão” . Você já assistiu? Não? Olha, vale muito à pena.
O filme, que é dirigido por Nick Cassavetes, conta a história de um casal que fora extremamente apaixonado na juventude, mas devido aos preconceitos da época (o filme se passa em 1940) pelo rapaz ser um trabalhador braçal e sem recursos financeiros, eles acabam sendo separados pelos pais da jovem e perdem contato. Muitos anos depois, quando ela fica noiva de outro rapaz - este com família renomada e bastante dinheiro -, volta a ter notícias de seu antigo amor e decide ir ao seu encontro.
Na verdade, o filme conta a história dessa moça que no fim da vida sofre de uma doença degenerativa, creio eu que seja o Mal de Alzheimer, e seu marido (que ela não lembra mais devido a doença), todos os dias lê a história de amor deles para ela, na esperança que ela se cure e volte lembrar de tudo. O mais emocionante é: o marido dela é o ... (se quiser assistir sem saber, não leia o resto!) trabalhador braçal! No caso, o Noah. Aquele que a família relutou tanto para que ela deixasse, mas que ela não conseguiu esquecer.
O filme mostra que o amor, quando verdadeiro, não acaba de uma hora pra outra. Sinceramente, o filme é uma bela lição de vida, viu? É de se emocionar ver a expectativa do Noah, já velhinho acreditando que ela vá se curar e lembrar de toda a família como antes. É esplêndido, além de abordar uma linda história de amor, mostra o que é a doença. Para quem tem casos de pessoas com mal de Alzheimer na família (como eu), serve para uma bela reflexão.
:)